Produção industrial da China cresce 5,3% em outubro, mas fica abaixo do esperado
Desaceleração reforça preocupações com a economia, enquanto vendas no varejo surpreendem com alta acima das particularidades.

A produção industrial da China cresceu 5,3% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Isso mostra que as fábricas produziram mais, mas o crescimento foi menor do que o esperado pelos especialistas, que previam 5,6%. Além disso, foi uma leve desaceleração em relação ao crescimento de setembro, que foi de 5,4%. Isso preocupa porque reflete os desafios que a economia chinesa enfrentará, como menor confiança e demanda.
Por outro lado, as vendas no varejo surpreenderam positivamente, subindo 4,8% em outubro. Esse número foi bem acima dos 3,8% previstos e mostra que o consumo está reagindo.
Já o investimento em ativos fixos, como construção e infraestrutura, cresceu 3,4% nos primeiros 10 meses do ano, alinhado com as expectativas. Esses números apontam para uma economia ainda em recuperação, com sinais mistos entre a produção industrial e o consumo. A situação reforça os pedidos por mais estímulos econômicos para ajudar a China a crescer de forma mais consistente.
— Indústria Flix News
Fonte: istoedinheiro