Petróleo se mantém perto da máxima da semana com temores sobre oferta global

Mercado reage a ataques na Rússia, impacto de sanções e incertezas sobre a OPEP enquanto preços do Brent e WTI seguem em alta

  21 DE FEV, 2025


Petróleo se mantém perto da máxima da semana com temores sobre oferta global

Os preços do petróleo permaneceram próximos ao maior nível da semana nesta quarta-feira, refletindo preocupações sobre o abastecimento global. Interrupções na Rússia e nos Estados Unidos e a expectativa por novas sanções mantêm o mercado em alerta.

O barril do Brent fechou em US$ 76,04, uma alta de 0,3%, enquanto o WTI subiu 0,6%, encerrando o dia a US$ 72,25. Esse foi o maior fechamento desde 11 de fevereiro.

Participe da Primeira Comunidade Industrial do Brasil no Whatsapp. Clique aqui! 

A tensão no mercado se deve a três fatores principais: as incertezas em torno das sanções à Rússia, os desdobramentos no Irã e as decisões da OPEP. Especialistas apontam que os ataques de drones à infraestrutura petrolífera russa reduziram a oferta e diminuíram em até 40% os fluxos do Caspian Pipeline Consortium (CPC), rota essencial para exportações do Cazaquistão.

Nos Estados Unidos, o frio extremo na Dakota do Norte também ameaça a produção de petróleo, com uma queda estimada de até 150 mil barris por dia.

Além disso, há especulações de que a OPEP e seus aliados podem adiar o aumento de produção previsto para abril, reforçando a instabilidade no mercado. Enquanto isso, os investidores seguem acompanhando o impacto das sanções e os esforços diplomáticos para encerrar o conflito na Ucrânia.

 

— Indústria Flix News

Fonte: Infomoney


anuncio