Jazidas minerais são descobertas na Elevação do Rio Grande
USP e navio Discovery encontram jazidas minerais na Elevação do Rio Grande, área estratégica com potencial de cobalto, níquel e manganês.
Jazidas minerais são descobertas na Elevação do Rio Grande, a 1.200 km da costa brasileira
Pesquisadores da USP, em parceria com o navio Discovery, confirmaram a existência de jazidas minerais na Elevação do Rio Grande, uma formação submarina localizada a cerca de 1.200 km do litoral do Rio Grande do Sul, em águas internacionais. O Brasil recebeu, em 2014, autorização da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos para estudar a área por 15 anos, em busca de recursos minerais.
A descoberta reforça as expectativas de que a Elevação poderia ser um “pré-sal da mineração”, devido ao potencial de conter metais como cobalto, níquel e manganês, essenciais para tecnologias renováveis e o setor de alta tecnologia. Com a população mundial em constante crescimento — hoje são 8 bilhões de pessoas, com previsão de 10 bilhões até 2100, segundo a ONU — a demanda por esses recursos naturais só aumenta.
A exploração desse “tesouro submarino” traz oportunidades econômicas, mas também desafios ambientais e geopolíticos, já que a região é de grande interesse internacional. O próximo passo será equilibrar o potencial econômico com a necessidade de preservar os ecossistemas marinhos e definir como governar a exploração em águas internacionais.
— Indústria Flix News
Fonte: marsemfim.com.br