Indústria, comércio e agro: vagas não faltam, mas faltam candidatos

Setores essenciais da economia estão com inúmeras oportunidades abertas, mas enfrentam dificuldades para encontrar mão de obra qualificada.

Débora

  21 DE OUT, 2024


Indústria, comércio e agro: vagas não faltam, mas faltam candidatos

Lojas do centro de Fortaleza têm 500 vagas para vendedores, mas a dificuldade de encontrar candidatos preparados é grande, segundo Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Ele explica que o básico sobre o processo de vendas já seria suficiente, mas atrair jovens entre 18 e 25 anos tem sido complicado, em parte pela resistência a receber ordens e pela instabilidade percebida nesse perfil.

O problema não é exclusivo do varejo. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou uma pesquisa que revela um aumento na preocupação com a escassez e o alto custo de trabalhadores qualificados. Além da dificuldade no setor tradicional, a "Nova Economia", cada vez mais digital e impactada pela Inteligência Artificial, exige habilidades que nem sempre estão disponíveis no mercado.

A falta de mão de obra habilitada é um entrave que ecoa em diferentes áreas da economia, afetando desde o comércio varejista até indústrias que tentam se adaptar às novas demandas tecnológicas.

 

— Indústria Flix News

Fonte: diariodonordeste.verdesmares.com.br 


anuncio